sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Saca de Sulfato de Cobre


Passadas que estão praticamente as Festas, nada melhor que começar a entrada do novo ano com um "post". A ver se este ano consigo dar um melhor andamento ao blogue para ser mais activo e dinâmico neste campo da história industrial por muitos ainda desconhecida. 

Após ja ter mostrado diversos tipos de sacas da CUF, umas para enxofre, outras para os adubos azotados, é agora a vez de apresentar uma para sulfato de cobre. Esta saca de 50 kg em juta tem como curiosidade ser de inícios  do século XX, (possivelmente anos 10) pois se observarem com atenção ainda se escrevia a palavra sulfato com ph. Alias  o modelo de saca é em tudo semelhante ao Papel Reagente que eu já havia aqui postado em Setembro de 2009. 

Pelo que pesquisei as marcas "Uva, "Parra" e "Cristal" existiram ate ao final dos anos 60, e quem possua o filme "Criando Fontes de Trabalho" editado pela Companhia em 1962 poderá ainda verificar o curioso pormenor de ver como funcionava nas Fábricas do Barreiro o respectivo enchimento dessas mesmas sacas e a sua expedição para venda. 

Em termos de apresentação do produto, indo ao catalogo de produtos da CUF para a época de 1930/31 podemos ler uma informara curiosa: Às marcas "Uva", "Parra" e "Cristal" correspondiam diversos tipos de granulometrias.














Em 1969 este manual explica-nos as diversas aplicações deste produto. E observe-se que para alem da existência das marcas "Uva", "Parra" e "Cristal", vemos ainda juntar-se a marca "Neve" a esta gama de produtos, sendo que as barricas dos anos 30 já tinham passado à historia.



          








2 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde Dr Ricardo Ferreira, como historiador do grupo CUF gostava de saber se tem alguma informação acerca do destino das cartas de navegação usadas nos navios da Soponata. O meu Pai foi Comandante da Soponata muitos anos e gostaria de tentar adquirir uma delas. De certeza que o espólio documental dos navios está guardado algures ...
Obrigada
Inês Leal, mariainesleal@sapo.pt

Anónimo disse...

Exm Sr

Procuro encontrar cartas de navegação usadas pelos pilotos da Soponata, alguém sabe onde estão guardadas? obrigada.