segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Chapa de Identificação da Lisnave

Há já algum tempo atrás publiquei no blogue, algumas chapas de identificação da Lisnave. Contudo há poucos dias chegou-me às mãos uma de outro modelo. Esta será certamente dos anos 60 sendo em tudo semelhante aos que eram usadas na época do Estaleiro Naval da CUF. Pode-se ainda observar que estaria pintado do que me parece ser um verde escuro. Como se poderá observar ainda, o numero de trabalhador era o 22804. Esta chapa identificativa era colocada ao peito nos fatos de trabalho dos operários que assim ficavam devidamente identificados.

6 comentários:

João Celorico disse...

Caro Ricardo Ferreira,

Chapas idênticas, já se usavam nos anos 50. Esse número e a cor, tudo indica ser dum operário da Caldeiraria (Tubos ou Pesada). A numeração 20000 e fundo azul, era da Mecânica. Suponho que a 23000, amarela, era da Carpintaria. A 25000, cor vermelho, era da Electricidade, com a particularidade desta chapa ser em cabedal e não metálica, por razões óbvias! A numeração 21000 não posso precisar (seria também Mecânica, ou Tubos?)

Votos de Bom Ano e
abraço,
João Celorico

João Celorico disse...

Caro Ricardo Ferreira,
claro que essa chapa só pode ser dos anos 60. Já é da Lisnave! Eu já conhecia as do Estaleiro Naval da CUF e fui levado na onda, mas a teoria da numeração e das cores é a mesma.
As minhas desculpas.

João Celorico

Ricardo Ferreira disse...

Caro João Celorico

Em primeiro lugar desejo-lhe a si e à sua família votos de um Bom Ano de 2013. Tenho a agradecer-lhe todos os dados e informações que aqui colocou são para mim preciosas! Andei muito tempo à nora com a questão da numeração. Questionava-me o porquê de numerações tão altas quando os efectivos do Estaleiro nunca chegaram a tais números! Finalmente fiquei a perceber a engenhosa numeração! Obrigado mais uma vez.

Abraço

Ricardo

PONTONEIRO - EPE disse...

Eu usei uma chapa igual, de cor azul. O meu nº não tenho a certeza mas, talvez fosse 20248 ?
Antes, tinha usado a chapa do Estaleiro da CUF. Já postei essas fotos no meu Facebook.
Fernando Conde

Anónimo disse...

as cores, eram assim distribuídas: verde-caldeiraria; azul-mecânica; amarela-tubos

Ricardo Ferreira disse...

Obrigado pela preciosa informaçao.

Cumprimentos