sábado, 26 de dezembro de 2009

Bilhetes da Carris com publicidade á CUF

E que tal se fossemos dar uma voltinha de Eléctrico, e já agora porque não no Americano? Vamos a isso. Mas para isso precisamos do bilhetes não é verdade? Pois aqui estão eles! Observe-se estas preciosidades, pela frente são simples bilhetes, mas quando nos deparamos com o seu verso fica-se logo deliciado e espantado.

O primeiro que vos apresento, é tão antigo que deve datar mais ou menos cerca de 1898. precisamente o ano em que a CUF de Henry Burnay e a CAF (Companhia Aliança Fabril) de Alfredo da Silva se juntam, ficando a empresa com o nome da primeira. Daí ler-se neste bilhete o nome das duas empresas juntamente com as marcas e produtos fabricados mais a morada do Deposito, onde era efectuada a venda ao publico.




Este segundo bilhete aparenta já ser dos anos 10, no qual é mencionada com destaque a sua "Fábrica de Adubos no Barreiro" a maior do "Paiz" a escrita antiga está fabulosa. A sua sede era ainda na então Fábrica Sol, em plena Av. 24 de Julho, anos mais tarde seria transferida para a Rua do Comércio no coração da Baixa Lisboeta.



O ultimo bilhete tem apenas uma publicidade a um dos seus mais antigos produtos: as lamparinas. Não nos podemos esquecer que os produtos tradicionais da CUF eram as Velas, as Lamparinas e os Sabões. A expansão para os Adubos e a Química só virá a partir dos anos 10


2 comentários:

BLACK FALCON disse...

Boa Ricardo. O Blog é estupendo. Já o tinha visitado algumas vezes sem me aperceber que eras o "dono" dele.
Parabéns. Já já vi uma foto de uma revista que me compraste...
Pena que não tenho mais coisas...
Manuel Correia (Vendedor das feiras que conheces...)

BAÚ DA AJUDA disse...

Belo blog.
Manuel Correia (feiras de velharias)