domingo, 30 de agosto de 2009

Noticias do Grupo CUF na imprensa 2

No inicio dos anos 70, apareceu entre nós uma belíssima revista de informaçao, chamada "Observador" concorria directamente com a "Vida Mundial" e se as olhar-mos com a distancia necessária, foram as precursoras das revistas de informação actuais, tais como a "Visão" ou a "Sábado". Pois bem aquilo que hoje vos trago é precisamente uma noticia retirada do "Observador" nº 72 de 30 de Junho de 1972. Para ler basta clicar na imagem para esta aumentar:



Como se pode observar, esta noticia, descrevia a inauguração de uma nova unidade de fabrico de Ácido Sulfúrico (vulgarmente conhecida por Contacto 6) com uma capacidade diária de 625 toneladas/dia. Fabrica essa como se poder ler no artigo detinha já tecnologia CUF (esta não foi a primeira vez que se utilizou tecnologia própria, já em 1960 a fabrica Contacto 2 tinha tecnologia CUF) e num esforço continuo de eliminação ao máximo da sua poluição, de forma a oferecer aos barreirenses uma melhor qualidade de vida. Aliás ao longo dos tempos a Administração da CUF sempre foi buscar ao estrangeiro o que de melhor e mais moderno havia, de forma a reduzir a sua poluição fabril, alias nos anos 60 a CUF dispunha de um sistema de controlo do ar na vila do Barreiro.

Fala-se também da necessidade de exportar a grande maioria da produção desta nova unidade que seria excedentaria ao consumo nacional, nada que a empresa não tivesse previsto, não nos podemos esquecer que em 1971, tinha sido fundada a Interacid Inc. com sede na Suiça, precisamente com o objectivo de colocar o seu ácido sulfúrico nos circuitos internacionais.

Menciona-se no final desta noticia os problemas de urbanização do concelho do Barreiro, resultado da construção desordenada, construíram-se bairros junto ao Complexo Industrial da CUF, quando nunca ali deveriam ter sido erigidos. Quem vá hoje ao Barreiro pode observar ainda hoje com os seus olhos esses erros.

Por ultimo deixo-vos umas fotografias impressionantes do Contacto 6 que na época era a unica do Mundo a funcionar pelo processo BASF usando fornos de leito turbulento em série.



3 comentários:

João Celorico disse...

Caro Ricardo Ferreira,
o único facto "estranho" nesta notícia, de Junho 1972 é que dê a entender que a inauguração do "Contacto 6", terá sido numa data muito próxima. Assim sendo, quer dizer que a construção terá demorado cerca de 4 anos, pois que em 1968 estavam os desenhos de implantação dos transportadores a ser elaborados na Profabril e, no terreno, estava a ser delineada a respectiva implantação.
Julguei que a inauguração tivesse sido muito mais breve.
Estive envolvido na fase inicial e tenho documentação (Boletim) que vou procurar, para confirmar!

Cumprimentos,
João Celorico

Ricardo Ferreira disse...

Caro João

Efectivamente o "Contacto 6" entrou em elaboração em 1972. Atente que entre o planeamento e a excecução de um empreendimento desta envergadura que possuia já tecnologia de ponta~, foi necessario elaborar estudos e planeamento prévio.
Refiro-lhe ainda uma interessante história contada por um dos responsaveis da Zona Quimica. Em finais dos anos 60, a CUF juntamente com a BAYER, deslocaram-se ás instalações da BASF na Alemanha, e mostraram-se muito interessante num novo processo de fabrico de ácidos sulfurico por eles desenvolvido. Assim sendo tanto a CUF como a BAYER compraram as sua patente e inciaram a montagem das suas unidades fabris. Conta-se que quando a BAYER tentou arrancar a sua fábrica, depararam-se com diversos problemas técnicos logo informando a CUF que não iriam conseguir colocar a fábrica que eles estavam a construir no Barrreiro em funcionamento. A CUF e devido a um investimento de tal envergadura, colocou os seus tecnicos e espcialistas a estudar os problemas surgidos com a BAYER e conseguiu resolve-los logo á nascença na sua unidade fabril, podendo-se assim considerar que a CUF foi das unicas empresas do mundo a utilizar tal processo! Incrivel nao é?

João Celorico disse...

Caro Ricardo Ferreira,
grato pela sua resposta e esclarecimento, muito embora a minha estranheza tenha sido posta entre aspas, conhecidas que são as vicissitudes dum projecto desta grandeza. Afinal a minha documentação estava mais acessível do que eu supunha e o Boletim de informação interna CUF de Fevereiro de 1970, dizia:
"Dentro do plano de investimento da Companhia para 1970, avulta o da construção do Contacto 6. Obra que vai custar para cima de duas centenas de milhares de contos, trará para a economia nacional o contributo resultante da produção prevista de 625 toneladas por dia de ácido sulfúrico, a partir de pirites nacionais.
O contrato de fornecimento desta instalação fabril foi já celebrado com a firma alemã Lurgi. O terreno para a implantação está a ser preparado nas Fábricas do Barreiro, frente do rio, junto ao Contacto 5, tal como mostra a nossa gravura. Compare-se a sua dimensão com o tamanho dos carros e pessoas que ali aparecem, para se ter ideia da área a ocupar pelo Contacto 6.
O projecto desta importante instalação fabril entrou em execução em princípios de Fevereiro, esperando-se o arranque para fins de 1971."

Posto isto e dado eu ter estado envolvido no projecto de construção e implantação dos transportadores de pirite (eu disse em 1968, mas talvez tenha sido no primeiro semestre de 1969), achei "estranho" ter ido até 1972. Só isso!

Cumprimentos,
João Celorico