segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Navios "Químico Lisboa" e "Químico Leixões"

No início da década de 70 o Grupo CUF estava a fazer vultuosos investimentos no seu sector marítimo diversificando-o para diversas áreas, uma das quais e com a maior naturalidade era a do transporte de químicos. Através da sua associada a Suprema Naviera S.A. com sede no Panamá, constitui juntamente com outras companhias de navegação um “pool” designado por CHEMTANK liderado pela Hamburger Lloyd, que tinha acordos com o estaleiro naval Orenstein & Koppel (O & K) de Lubeck, onde foram fabricados os navios.



Gémeos do “Químico Lisboa” e mais tarde do “Químico Leixões”, o “Alchimist Lausanne” foi entregue á International Tankown Company da Monrovia, e o “Chemist Lutetia” á Compagnie Navale Worms de Paris. O “Químico Lisboa” seria entregue em Março de 1975, e o “Químico Leixões” em 1977, entrando de imediato ao serviço da Suprema Naviera S.A., até 1985, ano em que foram vendidos a uma outra companhia.



O Grupo CHEMTANK operava no Norte da Europa, no Mediterrâneo e no Mar Negro.


Características Principais:


Comprimento: 109,30 m

Capacidade de Carga: (cerca de 6100 MT = metric tons)

Tonelagem: (cerca de 4200 GRT)

Tripulação: 22 homens

Velocidade: 14 nós






Outras Fotos


Casco do Químico Lisboa nos estaleiros O & K



Salão dos Oficiais


Sala de controlo das válvulas dos tanques


Químico Lisboa


Químico Leixões


Planta dos Navios

2 comentários:

LUIS MIGUEL CORREIA disse...

O QUIMICO LISBOA esteve sempre registado como propriedade da Suprema, empresa panamiana constituída pela SG quando da compra do rebocador de alto-mar CINTRA e posteriormente reactivada com a construção do QUÍMICO LISBOA

Ricardo Ferreira disse...

Caro Luis Miguel Correia, obrigado pela sua rectificação.