quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Factura da CUF datada de 11 de Maio de 1929



Trata-se de uma belíssima factura, muito detalhada de uma venda da CUF á firma Sociedade Nacional de Fósforos (ou como se escrevia em 1929 Phosphoros) de 10.000 Kg de Estearina.
Para quem não sabe, a estearina é um componente muito utilizado no fabrico de velas, sendo precisamente uma das principais produções nessa época da Fábrica Sol (que foi o "berço" da CUF) situada em Alcântara. O valor da factura consta de Setenta e Sete mil escudos, um valor bastante alto para a época. Podemos ainda observar nesta factura que o pagamento é feito a 30 dias, expirando o prazo a 15 de Junho do mesmo ano.

Atente-se agora a interessante informação: "Posto no Caes do Porto pelo vapor Lisboa, Sahido da Fábrica Sol para a Fábrica de Lordelo do Ouro".

O Vapor "Lisboa" foi efectivamente o primeiro navio a motor adquirido pela Sociedade Geral, logo após a sua fundação em 1919. Era usado essencialmente no tráfego de cabotagem. Foi construído no Estaleiro de Tecklenborg em Geestmund na Alemanha. Esteve ao serviço na Sociedade Geral até 1929 (sendo provavelmente esta uma das suas ultimas viagens), ano em que é desmantelado, após ter tido problemas com com a sua quilha que ficou assente sobre pedra na Ponte-Cais do Barreiro. Até ao arrendamento do Estaleiro da AGPL pela CUF, foi o local onde ancorava a frota da SG. Deixo-vos umas interessantes e raras fotos deste primeiro navio da empresa.



Outra curiosidade da factura é o seu grafismo, onde podemos observar todos os depósitos de venda que eles detinham no país, os carimbos, tanto da CUF como da Sociedade Nacional de Fósforos, e no verso os interessantes carimbos colocados sobre os selos fiscais datados de 18 de Julho de 1929.


Sem comentários: