quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Curiosidades: Carimbos de Livros das Bibliotecas da CUF

O resultado de se andar por feiras de velharias, leva-nos a temáticas interessantes como esta que hoje aqui vos trago. Falando aqui e ali, desfolhando livros nestas feiras, encontram-se curiosidades sobre o tema entre os demais livros que por lá andam perdidos, á espera de encontraram os seus futuros compradores. É o caso deste livro:




Trata-se de um livro pertencente á Biblioteca da Liga de Instrução e Recreio CUF (como se pode ver no carimbo, colocado na primeira pagina do livro - foto2). Observa-se ainda nessa página que provavelmente o livro teria chegado á Biblioteca no ano de 1932. Olhando agora para a foto3 na ultima pagina do livro estava afixada a página das devoluções, cuja a ultima entrega estáva datada de 5 de Agosto de 1967. Estamos pois perante um livro que ainda é do tempo da já referida Liga, que foi, por assim dizer, a "mãe" do Grupo Desportivo da CUF (criado a 27 de Janeiro de 1937).





Veja-se agora estes dois exemplares, dois manuais um é um Guia prático de Fertilização por Adubos, e o outro escrito em espanhol é também um manual de Fertilização. Trata-se de dois manuais, que pelo que sei foram requisitados por engenheiros agrónomos que se encontravam em Angola ao Centro de Documentação da CUF.

No primeiro livro olhando os carimbos, podemos verificar que era do Centro de Documentação, e mais abaixo pode ler-se a sigla D.P.A. - documentação e biblioteca. Informando-nos que este livro era pertença da Divisão de Produtos para a Agricultura da CUF.
Em cima, a vermelho verificamos que o livro foi enviado a 29 de Novembro de 1961.

No segundo livro sobre Fertilização, obverve-se o curioso carimbo no topo riscado a lapis, pertencente á COMFABRIL - Companhia Fabril e Comercial do Ultramar, que alias já referi parte da sua história num post anterior. Em baixo ve-se o carimbo da CUF a referir que se destinava ao mercado externo, neste caso á entao provincia de Angola.

Deixo aqui estes curioso 3 exemplos de carimbos ligados á CUF e á vida da empresa. Espero que seja do agrado de todos.

2 comentários:

c.s. disse...

vocês também são daqueles nacionalistas tipo "austríaco" que se opõe a quem abafa a palhinha fora do partido?
os meninos querem é fazer a festa sozinhos!!!!!!!!!

Ricardo Ferreira disse...

Caro C.S. não percebi o seu pensamento, poderia explicar melhor? Os nacionalistas creio que são conhecidos por nao serem abertos a discutir ideias, e como vê o seu tal como os de todos que aqui escrevem está colocado o post. Refiro-lhe apenas que este blogue, é feito com base em estudos, sobre a historia de uma empresa.

Cumprimentos

Ricardo Ferreira